Tópicos Especiais: Data Literacy e a Ciência da Informação
Ricardo César Gonçalves Sant'Ana
BATESON, Gregory. Mente e Natureza
BATESON, Gregory. Mente e Natureza. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1986. Resumo: Este texto aborda a combinação de diferentes fontes de informação e como essa união pode gerar um tipo de informação diferente daquela presente em cada fonte separadamente. O autor argumenta que o processo evolutivo depende desses incrementos duplos de informação e que cada degrau evolucionário representa uma adição de informação a um sistema já existente.Citações Relevantes:"Nao existe no momento uma ciencia cuja interesse central seja a combinayao de fragmentos de inforrna~ao." - Embora não se refira diretamente à Web, esta afirmação destaca a singularidade da Web como um ambiente que facilita a combinação e a justaposição de fragmentos de informação em larga escala."Cada degrau evolucionario e uma adiao de informa,ao a urn sistema ja existente. Devido a isso, as combinaOes, harmonias e discordancias entre partes sucessivas e camadas de informa,ao apresen· tarilo muitos problemas de sobrevivencia e determinarao muitas dire· yOes de mudanya." - Essa perspectiva evolutiva da informação pode ser aplicada ao desenvolvimento da Web e seu impacto contínuo na forma como a informação é organizada e utilizada, influenciando a própria Ciência da Informação.Arquivo
BELKIN, Nicholas J. The cognitive viewpoint in information science
BELKIN, Nicholas J.. The cognitive viewpoint in information science. Journal of Information Science. v.16, p.11-15, 1990. Arquivo
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: L&PM, 2018. Sob a perspectiva de "WEB: trajetória e perspectivas para a Ciência da Informação", o texto "A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica" de Walter Benjamin oferece insights valiosos sobre a evolução da reprodução e disseminação da informação (inicialmente focada na arte), o impacto dessas transformações na percepção e recepção, e as tensões entre a unicidade e a acessibilidade da informação. Embora o texto trate primariamente da arte, muitos dos seus conceitos podem ser analogamente aplicados à trajetória e às perspectivas da Ciência da Informação. **Resumo da Fonte sob a Perspectiva da Ciência da Informação:** Benjamin argumenta que a reprodutibilidade técnica da obra de arte representa uma mudança fundamental na sua natureza e função. Historicamente, a arte sempre foi reprodutível por imitação manual, mas a reprodução técnica introduz algo qualitativamente novo, intensificando-se com a xilogravura, a impressão, a litografia e culminando na fotografia e no cinema. A impressão, como primeira forma de reprodução técnica da escrita, já demonstra as profundas alterações que a reprodutibilidade da informação pode causar. Um conceito central é o da **"aura" da obra de arte**, definida como o seu "aqui e agora" e a "manifestação única de uma lonjura, por muito próxima que esteja". A aura está intrinsecamente ligada à autenticidade e ao contexto histórico e ritualístico da obra original. A reprodução técnica, ao multiplicar e disseminar a obra, **liberta o objeto reproduzido do domínio da tradição e abala a sua aura**. Este processo pode ser visto como análogo à forma como a informação se descontextualiza e se torna mais acessível através da sua reprodução e disseminação em diferentes formatos e plataformas digitais. A fotografia, em particular, marca um ponto de viragem ao libertar a mão das obrigações artísticas na reprodução de imagens, confiando-as ao olho da objetiva e acelerando enormemente o processo. O cinema leva esta tendência adiante, permitindo a reprodução técnica não só de imagens, mas também de sequências de sons, antecipando a ubiquidade da informação. A reprodutibilidade técnica também altera a **função social da arte**, deslocando-a de um valor primariamente cultual para um valor de exposição. Inicialmente, a obra de arte servia a rituais e podia até exigir ocultação; com a crescente possibilidade de exposição, o seu valor passa a residir na sua exibição pública. De forma semelhante, na Ciência da Informação, observamos uma mudança de um acesso mais restrito à informação para uma exposição e disseminação massiva. A relação das massas com a arte também se transforma na era da sua reprodutibilidade técnica. No cinema, por exemplo, a **recepção ocorre na distracção e de forma coletiva**, contrastando com a contemplação individual tradicionalmente associada à pintura. O público torna-se um "examinador, mas distraído". Este fenômeno pode ser relacionado com a forma como a informação é consumida atualmente na web, muitas vezes de maneira fragmentada e em meio a outras distrações. Benjamin também discute como o cinema, através de técnicas como o grande plano e o ralenti, expande nosso horizonte de percepção, revelando estruturas da realidade antes inconscientes. Isso sugere como novas tecnologias de informação podem ampliar nossa compreensão e análise de dados e fenômenos. Finalmente, o autor aborda a politização da arte como resposta à estetização da política promovida pelo fascismo. A reprodutibilidade técnica da arte emancipa-a de sua existência parasitária no ritual, permitindo que sirva a outros propósitos, incluindo a crítica social e política. **Citações Relevantes:** * "Em todas as artes existe uma parte física que não pode continuar a ser olhada nem tratada como outrora, que já não pode subtrair-se ao conhecimento e potência modernos. Nem a matéria, nem o espaço, nem o tempo são desde há vinte anos o que foram até então. E de esperar que tão grandes inovações modifiquem toda a técnica das artes, agindo, desse modo, sobre a própria invenção, chegando talvez mesmo a modificar a própria noção de arte em termos mágicos." - Esta citação inicial estabelece a premissa de que avanços técnicos transformam fundamentalmente a arte, uma ideia paralela ao impacto da tecnologia na informação. * "A reprodução técnica da obra de arte emancipa-a, pela primeira vez na história do mundo, da sua existência parasitária no ritual. A obra de arte reproduzida, toma-se cada vez mais a reprodução de uma obra de arte que assenta na reprodutibilidade." - Este trecho é crucial ao indicar a mudança de função e a centralidade da reprodutibilidade, um aspecto fundamental na disseminação da informação. * "Mesmo na reprodução mais perfeita falta uma coisa: o aqui e agora da obra de arte – a sua existência única no lugar em que se encontra. É, todavia, nessa existência única, e apenas ai, que se cumpre a história à qual, no decurso da sua existência, ela esteve submetida." - A discussão sobre a perda do "aqui e agora" e da história intrínseca do original é relevante para debates sobre a autenticidade e o contexto da informação digital. * "Pode resumir-se essa falta no conceito de aura e dizer: o que murcha na era da reprodutibilidade da obra de arte é a sua aura. O processo é sintomático, o seu significado ultrapassa o domínio da arte. Poderia caracterizar-se a técnica de reprodução dizendo que liberta o objecto reproduzido do domínio da tradição. Ao multiplicar o reproduzido, coloca no lugar de ocorrência única a ocorrência em massa." - A desmistificação da aura e a transição para a ocorrência em massa são diretamente relevantes para a disseminação da informação na web. * "Com os diversos métodos de reprodução técnica da obra de arte, a sua possibilidade de exposição aumentou de forma tão poderosa que o desvio quantitativo entre ambos os seus pólos, tal como originalmente existiam, se traduz numa alteração qualitativa da sua natureza." - Esta passagem sublinha como o aumento da acessibilidade (exposição) altera a própria natureza da obra de arte, um paralelo com a transformação da informação na era digital. * "No cinema, coincidem as atitudes críticas e de fruição do público. Neste caso, a circunstância decisiva é que em nenhum outro lugar, como no cinema, a reacção maciça do público, constituída pela soma da reacção de cada de um dos indivíduos, é condicionada à partida pela audiência em massa. À medida que essas reacções se manifestam, o público controla-as." - A natureza da recepção coletiva e condicionada pela massa no cinema oferece um ponto de comparação com a interação e o consumo de informação online. Em suma, o ensaio de Walter Benjamin, embora focado na arte, oferece um arcabouço teórico valioso para compreender a trajetória da Ciência da Informação, especialmente no que concerne ao impacto da tecnologia na reprodução, disseminação, acesso, autenticidade e recepção da informação. A perda da "aura" da obra original e a ascensão do valor de exposição encontram eco nos desafios e oportunidades da informação digital. A análise da recepção na distracção e da participação massiva também se relaciona com o comportamento dos usuários na web. PDFEPUB
BERNERS-LEE, Tim ; HENDLER, James ; LASSILA, Ora. The semantic Web
BERNERS-LEE, Tim ; HENDLER, James ; LASSILA, Ora. The semantic Web: a new form of Web content that is meaningful to computers will unleash a revolution of new possibilities. Scientific American, New York, 2001. Disponível em: https://www2.ic.uff.br/~bazilio/cursos/sistweb/material/Barners-Lee-Scientific-American-May -2001.pdf
Sob a perspectiva de "WEB: trajetória e perspectivas para a Ciência da Informação", o artigo "The Semantic Web" apresenta uma visão da evolução da World Wide Web de um meio primariamente para leitura humana para um ambiente onde a informação é estruturada de forma que possa ser **significativamente manipulada por computadores**. Este desenvolvimento, conhecido como Web Semântica, promete revolucionar a forma como a informação é organizada, acessada e utilizada, tendo implicações profundas para a Ciência da Informação. O artigo destaca que a Web atual é composta majoritariamente por conteúdo projetado para humanos, limitando a capacidade dos programas de computador de processar o significado da informação. Embora os computadores possam analisar a estrutura das páginas (como cabeçalhos e links), eles geralmente não conseguem compreender a **semântica**, ou seja, o significado do conteúdo. A Web Semântica surge como uma extensão da Web existente, na qual a informação recebe um **significado bem definido**, permitindo uma melhor cooperação entre computadores e pessoas. O objetivo é **aumentar as páginas da Web com dados direcionados a computadores e adicionar documentos destinados exclusivamente a eles**, transformando a Web em um repositório de informação processável automaticamente. Tecnologias chave para o desenvolvimento da Web Semântica já estão em uso, como o **XML (eXtensible Markup Language)**, que permite a criação de tags personalizadas para estruturar documentos, e o **RDF (Resource Description Framework)**, que codifica o significado da informação em conjuntos de triplas (sujeito, verbo, objeto). O RDF utiliza **URIs (Universal Resource Identifiers)** para identificar univocamente entidades, conceitos, propriedades e relações, garantindo que os termos não sejam apenas palavras em um documento, mas estejam ligados a uma definição única acessível na Web. Um componente crucial da Web Semântica são as **ontologias**, que são coleções de declarações que definem formalmente as relações entre termos, incluindo taxonomias e regras de inferência. As ontologias permitem que os computadores "compreendam" o significado dos dados semânticos em uma página Web, seguindo links para as definições especificadas. Elas resolvem problemas de terminologia, permitindo que diferentes sistemas reconheçam que termos distintos podem se referir ao mesmo conceito. A Web Semântica facilitará o desenvolvimento de **agentes de software** altamente funcionais, capazes de realizar tarefas sofisticadas para os usuários, como encontrar serviços, agendar compromissos e processar informações de diversas fontes. Esses agentes poderão **descobrir serviços** de forma mais eficaz, trocando ontologias para alcançar um entendimento compartilhado das funcionalidades oferecidas. A interação entre os agentes poderá formar **cadeias de valor**, onde a informação é progressivamente enriquecida até atingir o resultado desejado pelo usuário. A busca na Web também será transformada, tornando-se mais precisa ao permitir que os programas procurem por páginas que se referem a um **conceito preciso**, em vez de todas as que usam palavras-chave ambíguas. A capacidade de combinar informações de diversas páginas e realizar processos e transações complexas de forma automática será significativamente aprimorada. O artigo vislumbra a extensão da Web Semântica para o **mundo físico**, onde URIs poderão apontar para entidades físicas, permitindo que dispositivos anunciem suas funcionalidades e interajam de forma mais inteligente. Finalmente, os autores argumentam que, se bem projetada, a Web Semântica pode auxiliar a **evolução do conhecimento humano como um todo**, permitindo que conceitos inventados sejam progressivamente ligados a uma Web universal de conhecimento, possibilitando análises significativas por agentes de software. **Citações Relevantes:** * "The Semantic Web will bring structure to the meaningful content of Web pages, creating an environment where software agents roaming from page to page can readily carry out sophisticated tasks for users."* "Meaning is expressed by RDF, which encodes it in sets of triples, each triple be-ing rather like the subject, verb and object of an elementary sentence."* "A solution to this problem is provid-ed by the third basic component of the Semantic Web, collections of informa-tion called ontologies. In philosophy, an ontology is a theory about the nature of existence, of what types of things exist; ontology as a discipline studies such the-ories. Artificial-intelligence and Web re-searchers have co-opted the term for their own jargon, and for them an ontology is a document or file that formally defines the relations among terms."* "Agents the real power of the Semantic Web will be realized when people create many programs that collect Web content from diverse sources, process the information and exchange the results with other pro-grams. The effectiveness of such software agents will increase exponentially as more machine-readable Web content and auto-mated services (including other agents) be-come available."* "Properly designed, the Semantic Web can assist the E V O L U T I O N of human knowledge as a whole." Em suma, o artigo "The Semantic Web" descreve uma trajetória da Web rumo a uma infraestrutura de informação mais inteligente e interoperável, onde o significado dos dados é explicitamente definido para computadores. As perspectivas para a Ciência da Informação incluem novas formas de organização, recuperação e análise da informação, impulsionadas por tecnologias semânticas e agentes de software, com o potencial de transformar radicalmente a forma como interagimos com o conhecimento na era digital. PDF
CONEGLIAN, Caio Saraiva; SEGUNDO, José Eduardo Santarem. Inteligência artificial e ferramentas da web semântica aplicadas a recuperação da informação
CONEGLIAN, Caio Saraiva; SEGUNDO, José Eduardo Santarem. Inteligência artificial e ferramentas da web semântica aplicadas a recuperação da informação: um modelo conceitual com foco na linguagem natural. Informação & Informação, v. 27, n. 1, p. 625–651, 2022. DOI: 10.5433/1981-8920.2022v27n1p625. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44729/pdf
Resumo: O artigo propõe um modelo de recuperação da informação que aproxima a linguagem computacional da linguagem natural, utilizando os princípios da representação da informação, inteligência artificial, processamento de linguagem natural e ferramentas da Web Semântica. O objetivo é tornar o significado e o contexto dos dados explícitos para o processo de busca. A pesquisa destaca a importância das ontologias como um auxílio para interpretar termos desconhecidos durante o processo de recuperação da informação.Citações Relevantes:•"o artigo apresenta como objetivo a proposição de um modelo de recuperação da informação que redesenha este campo de estudos, a partir da aproximação da linguagem computacional com a linguagem natural, utilizando os princípios da representação da informação, para que o significado e o contexto dos dados estejam explícitos para o processo da busca; para tanto, aproxima-se e relaciona-se aos processos de Inteligência Artificial, processamento de linguagem natural e às ferramentas da Web Semântica." - Este resumo do objetivo central do artigo demonstra a integração de conceitos da Ciência da Informação com tecnologias da Web para aprimorar a recuperação da informação.•"Nesse sentido, o presente trabalho busca inserir as ontologias como o centro da recuperação da informação apoiada por técnicas de Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural, sendo utilizadas para contextualizar os termos escolhidos pelos usuários, os termos recuperados do Linked Data e a construção das respostas." - A centralidade das ontologias na recuperação da informação na Web, conforme proposto neste trabalho, é uma perspectiva crucial para a Ciência da Informação.•"Compreender como a Web Semântica, por meio de suas teorias e ferramentas, pode contribuir para que as informações publicadas na Web possam ser compreendidas, computacionalmente, no que diz respeito ao sentido que determinados termos podem ter. Nesse contexto, desde o início da Web Semântica, as ontologias estão se tornando cada vez mais populares e utilizadas em diversos cenários, havendo diversas iniciativas que buscam construir ontologias para fornecer uma descrição formalizada de um domínio." - Esta passagem reforça o papel da Web Semântica e das ontologias na facilitação da compreensão e do uso da informação na Web por sistemas computacionais.•"A base do modelo está na proposta de recuperação da informação, inspirado nos conceitos do Question Answering, em que o usuário irá ter acesso e encontrar as informações de que ele necessita por meio do uso de linguagem natural." - A busca por interfaces de recuperação da informação mais intuitivas, baseadas na linguagem natural, é uma tendência importante para a Ciência da Informação na era da Web. PDF
HIGGINS, Sarah. Digital Curation: the emergence of a new discipline
HIGGINS, Sarah. Digital Curation: the emergence of a new discipline. International Journal Of Digital Curation, [S.L.], v. 6, n. 2, p. 78-88, 25 jul. 2011. Edinburgh University Library. http://dx.doi.org/10.2218/ijdc.v6i2.191. Disponível em: https://ijdc.net/index.php/ijdc/article/view/191.
Sob a perspectiva de "WEB: trajetória e perspectivas para a Ciência da Informação", o artigo "Digital Curation: The Emergence of a New Discipline" traça a **evolução do foco na gestão de informação digital, desde a mera preservação para a curadoria ativa**, impulsionada pelo crescimento da Web e pela crescente ubiquidade do material digital. O artigo detalha como a preocupação inicial com a sobrevivência do material digital, influenciada pelo relatório americano "Preserving Digital Information", evoluiu para uma abordagem mais abrangente que visa garantir o **acesso, uso e reúso dos materiais digitais ao longo de seu ciclo de vida**. Esta mudança de ênfase marcou o surgimento da **Curadoria Digital como uma nova disciplina**. O desenvolvimento da curadoria digital no Reino Unido é apresentado como um processo iterativo, catalisado por workshops e iniciativas estratégicas. O relatório do US Task Force informou as discussões iniciais no Reino Unido, levando a uma série de estudos financiados pelo JISC (Joint Information Systems Committee) que identificaram a necessidade de **aumento da conscientização, colaboração e melhoria de estratégias e diretrizes** para a preservação digital. A criação de órgãos centrais como o **JISC Digital Preservation Focus (2000) e a Digital Preservation Coalition (DPC) (2001)** foi fundamental para fornecer liderança e promover a colaboração em atividades de preservação digital no Reino Unido, dentro de um contexto internacional. Projetos exemplares como o **CEDARS Project**, que testou o modelo de referência OAIS, e o projeto **CAMiLEON**, que avaliou a emulação como estratégia de longo prazo, contribuíram significativamente para o avanço da área. A mudança para uma agenda de curadoria, que enfatiza a **manutenção da persistência e do acesso ao material digital**, ganhou força com a estratégia do JISC de 2002 e a subsequente criação do **Digital Curation Centre (DCC) em 2004**. O DCC emergiu como um ponto focal central para desenvolver ferramentas e serviços para a curadoria de dados de pesquisa. **Citações Relevantes:** * "Digital Curation emerged as a new discipline supported through the activities of the UK’s Digital Curation Centre and a number of EU 6 th Framework Projects. Digital Curation is now embedded in both practice and research; with the development of tools, and the foundation of a number of support units and academic educators offering training and furthering research."* "This is Digital Curation: the management and preservation of digital material to ensure accessibility over the long-term (Abbott, 2008)."* "The clarion call in the US was Preserving Digital Information, the report of the US Task Force on Archiving of Digital Information (Task Force on Archiving of Digital Information, 1996), which called for the development of strategies to ensure the survival of culturally valuable digital information."* "The key recommendation was the establishment of a central body to act as a focus for leadership and collaboration in digital preservation activities. This recommendation led to the formation of two bodies. In 2000 the JISC Digital Preservation Focus was established to coordinate and disseminate research and best practice within a long-term strategy for the UK Higher Education community. This was followed in 2001 by the Digital Preservation Coalition (DPC), a cross-sectoral membership organisation, which aimed to “develop a UK preservation agenda within an international context” (Beagrie, 2001a)."* "In 2002, JISC’s Continuing Access and Digital Preservation Strategy (Beagrie, 2002) set out a major funding stream to cover the next three years. The curation of data was a major discussion point, with the first of the resulting nine key initiatives being the establishment of a Digital Curation Centre (DCC) to provide a central focus, and develop tools and services for the curation of research data." O DCC, em suas fases subsequentes, concentrou-se cada vez mais na **curadoria de dados de pesquisa** e nos desafios únicos associados a eles. O desenvolvimento do **DCC Curation Lifecycle Model** e o trabalho na definição de planos de gerenciamento de dados de pesquisa foram contribuições significativas. O artigo também destaca o **desenvolvimento de ferramentas e metodologias** que apoiam as atividades de curadoria, como o Data Asset Framework (DAF), o DRAMBORA, e o DROID. Além disso, ressalta a crescente importância da **educação e treinamento** na área de curadoria digital, com o surgimento de programas de estudo e iniciativas como o IDEA Working Group. Nos últimos anos, a disciplina de Curadoria Digital se expandiu internacionalmente, com o estabelecimento de diversas **organizações de suporte à curadoria digital** em todo o mundo, com diferentes focos e motivações. A crescente participação nas conferências internacionais e a fundação do **International Journal of Digital Curation (IJDC) em 2006** solidificaram a curadoria digital como uma disciplina acadêmica. Em conclusão, a trajetória da gestão de informação digital, conforme descrita no artigo, reflete uma evolução de uma abordagem reativa de preservação para uma **disciplina proativa e multifacetada de curadoria**, essencial para garantir a **persistência e o acesso contínuo à crescente massa de informação digital na Web e além**. As perspectivas para a Ciência da Informação incluem um papel central na definição de práticas, desenvolvimento de ferramentas e formação de profissionais capazes de lidar com os desafios da curadoria digital em um cenário informacional em constante evolução. **Citações Relevantes:** * "The Digital Curation Centre’s First Phase During the first funding phase (March 2004 – February 2007) the DCC’s outreach activities concentrated on building an understanding of the discipline and creating a community which straddled the higher education, commercial and public sectors. It took a holistic approach to data, considering all material created digitally to be within its remit."* "The foundation of the peer-reviewed International Journal of Digital Curation (IJDC) in 2006 firmly established digital curation as an academic discipline."* "By the start of the DCC’s third phase in 2010, the discipline of Digital Curation was clearly defined and an active international community of practitioners had coalesced."* "The skill base of the digital curation community continues to be developed through training and higher education programmes worldwide."* "Digital Curation emerged as a new discipline through the iterative workshop and agenda setting process. In the UK the strategic emphasis for long-term management of digital material gradually moved from passive preservation to active curation. After a period of definition and consolidation, the subject now boasts a growing international professional base, a developing research agenda, practical tools and collaborative projects and a workforce trained to Higher Education level." PDF
HIGGINS, Sarah. The DCC Curation Lifecycle Model
HIGGINS, Sarah. The DCC Curation Lifecycle Model. International Journal Of Digital Curation, [S.L.], v. 3, n. 1, p. 134-140, 2 dez. 2008. Edinburgh University Library. http://dx.doi.org/10.2218/ijdc.v3i1.48. Disponível em: https://ijdc.net/index.php/ijdc/article/view/48.
Sob a perspectiva de "WEB: trajetória e perspectivas para a Ciência da Informação", a fonte "4848.pdf" apresenta o **DCC Curation Lifecycle Model como uma ferramenta genérica e específica para a curadoria**, essencial para o gerenciamento do ciclo de vida de materiais digitais, garantindo sua continuidade. Este modelo surge em um contexto onde a crescente quantidade de informação digital, impulsionada pela expansão da Web, torna crucial a adoção de abordagens de ciclo de vida para a **preservação, acesso e reúso** desses materiais. O modelo foi desenvolvido pelo Digital Curation Centre (DCC) como uma resposta à necessidade de planejar atividades de curadoria e preservação em diferentes níveis de detalhe, complementando padrões existentes. Ele oferece uma **visão geral de alto nível das etapas necessárias para uma curadoria bem-sucedida**, desde a conceptualização inicial até a disposição ou seleção para reúso a longo prazo. A natureza genérica do modelo permite sua adaptação a diferentes domínios e sua extensão para planejar atividades em níveis mais granulares, sendo relevante para a Ciência da Informação ao fornecer um **framework para organizar e gerenciar recursos digitais, identificar riscos e planejar estratégias de gestão**. **Citações Relevantes:** * "O Modelo do Ciclo de Vida de Curadoria do DCC foi desenvolvido como uma ferramenta genérica, específica para curadoria, que pode ser usada, em conjunto com padrões relevantes, para planejar atividades de curadoria e preservação em diferentes níveis de granularidade."* "O Digital Curation Centre (DCC) está comprometido em promover uma abordagem de ciclo de vida para a gestão de materiais digitais, para permitir sua curadoria e preservação bem-sucedidas desde a conceptualização inicial até a eliminação ou seleção para reúso e preservação a longo prazo."* "A necessidade de uma abordagem de ciclo de vida, para garantir a continuidade do material digital, é discutida por Pennock (2007). O material digital, por sua própria natureza, é suscetível a mudanças tecnológicas desde o momento da criação." O modelo identifica **ações de curadoria aplicáveis em todo o ciclo de vida digital**, ações que precisam ser realizadas sequencialmente e ações ocasionais. No cerne do modelo estão os **dados** – objetos digitais simples e complexos, bem como bancos de dados – em formato binário digital. As **ações de ciclo de vida completo** incluem a atribuição de metadados (administrativos, descritivos, técnicos, estruturais e de preservação), o planejamento da preservação, a vigilância e participação na comunidade, e a curadoria e preservação contínuas. As **ações sequenciais** abrangem a conceptualização, a criação e recebimento de dados com metadados, a avaliação e seleção para preservação a longo prazo, a ingestão em um repositório, a ação de preservação (garantindo autenticidade, confiabilidade, integridade e usabilidade), o armazenamento seguro, e o acesso, uso e reúso dos dados. As **ações ocasionais** incluem a disposição de dados não selecionados, a reavaliação de dados que falham em procedimentos de validação e a migração de dados para diferentes formatos. **Citações Relevantes:** * "O Modelo do Ciclo de Vida de Curadoria do DCC (Figura 1) oferece uma visão geral gráfica de alto nível dos estágios necessários para uma curadoria bem-sucedida. Genérico por natureza, o modelo é indicativo e não exaustivo."* "Dados (Objetos Digitais ou Bases de Dados) Dados, qualquer informação em formato digital binário, estão no centro do Ciclo de Vida de Curadoria."* "Ações de Ciclo de Vida Completo: Descrição e Informação de Representação; Planejamento da Preservação; Vigilância e Participação da Comunidade; Curar e Preservar."* "Ações Sequenciais: Conceptualizar; Criar e Receber; Avaliar e Selecionar; Ingerir; Ação de Preservação; Armazenar; Acessar, Usar e Reutilizar."* "Ações Ocasionais: Dispor; Reavaliar; Migrar." O modelo do DCC não é estático e está sujeito a evoluções, com planos para o desenvolvimento de variações específicas para diferentes domínios. Sua utilização pelo DCC como ferramenta de treinamento, para identificar riscos em práticas atuais e para garantir que os recursos cubram todas as áreas do ciclo de vida demonstra sua relevância prática. Além disso, o modelo serve como ponto de acesso aos recursos do DCC na web. A perspectiva da Ciência da Informação se beneficia deste modelo ao oferecer uma **estrutura organizada para entender e gerenciar o ciclo de vida da informação digital**, um aspecto central na era da Web. O modelo auxilia na definição de papéis e responsabilidades, na construção de frameworks de padrões e tecnologias, e na garantia de que processos e políticas sejam adequadamente documentados. Em um cenário informacional digital em constante crescimento, a aplicação de modelos como o DCC Curation Lifecycle Model é fundamental para garantir a **persistência, acessibilidade e usabilidade da informação digital** a longo prazo, alinhando-se com as trajetórias e perspectivas da Ciência da Informação na gestão do vasto universo de dados da Web e além. **Citações Relevantes:** * "O modelo não é definitivo e, sem dúvida, evoluirá. A próxima etapa do projeto é o desenvolvimento de variações específicas de domínio para ajudar a contextualizar ainda mais o treinamento e os recursos, ao mesmo tempo em que fornece conselhos mais personalizados."* "O modelo pode ser usado para: definir papéis e responsabilidades; construir frameworks de padrões e tecnologias; e garantir que os processos e políticas sejam adequadamente documentados."* "O Modelo do Ciclo de Vida de Curadoria do DCC fornece uma visão geral gráfica de alto nível dos estágios necessários para a curadoria e preservação bem-sucedidas de dados desde a conceptualização ou recebimento inicial." Em suma, o DCC Curation Lifecycle Model, conforme apresentado na fonte, é uma contribuição significativa para a Ciência da Informação ao fornecer um **modelo abrangente e adaptável para a curadoria digital**, essencial para enfrentar os desafios da gestão e preservação da crescente informação digital no contexto da Web e em outros ambientes digitais.PDF
JORENTE, Maria José Vicentini; SILVA, Anahi Rocha; PIMENTA, Ricardo Medeiros. Cultura, memória e curadoria digital na plataforma SNIIC
JORENTE, Maria José Vicentini; SILVA, Anahi Rocha; PIMENTA, Ricardo Medeiros. Cultura, memória e curadoria digital na plataforma SNIIC. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.11, n.1, p. 122-139, 2015. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3637.
Resumo: O artigo reflete sobre a atualização dos conceitos de memória (individual, coletiva e digital) considerando as possibilidades da plataforma digital SNIIC para promover discursos plurais e dar visibilidade à diversidade cultural. Discute o papel da plataforma na construção, preservação e disseminação da memória coletiva e do patrimônio cultural. A pesquisa aborda a web colaborativa e seus reflexos para a cultura e memória sociais, bem como a importância da curadoria digital no tratamento e preservação da informação gerada em ambientes digitais.Citações Relevantes:•"O Sistema Nacional de Informações e Indicadores Cultural (SNIIC) é uma plataforma convergente e colaborativa que reúne objetos e recursos digitais, com o objetivo de agregar em uma única base de dados informações referentes à cultura e possibilitar o monitoramento das metas e implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC)." - Esta descrição ilustra a criação de plataformas na Web para organizar e disseminar informações culturais, um domínio de interesse para a Ciência da Informação.•"Para tais ações, exigem-se certo conjunto de habilidades e aptidões, designado contemporaneamente de “curadoria digital”." - O surgimento da "curadoria digital" como um conjunto de habilidades necessárias para lidar com a informação na Web representa uma nova área de atuação e estudo para a Ciência da Informação.•"c) a plataforma como dispositivo curatorial: é realizado por algoritmos que categorizam e relacionam informações acessadas, identificando perfis e interesses de consumo dos usuários nos ambientes digitais (“as coisas são como você linka”);" - Esta menção ao papel dos algoritmos na curadoria da informação na Web aponta para a crescente importância da tecnologia na organização e acesso à informação.PDF
JORENTE, Maria José Vicentini. Tecnologias, mídias, criação e hipertextualidade na transformação da informação em conhecimento interativo
JORENTE, Maria José Vicentini. Tecnologias, mídias, criação e hipertextualidade na transformação da informação em conhecimento interativo. 2009. 244 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marilia, 2009. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/47b81b25-3bb6-4c7f-ba97-4630b9cc9bad. Resumo: Esta tese investiga as influências das mídias pós-vanguardistas, formatadas e veiculadas hipertextualmente pelas novas tecnologias de informação, sobre a disseminação da informação e a qualidade perceptiva dos indivíduos. A pesquisa explora a hipertextualidade e a intersemioticidade como características importantes da informação na Web 2.0. A tese também aborda o uso de blogs e outras ferramentas da Web social na criação e compartilhamento de conhecimento interativo.Citações Relevantes:•"O objeto de estudo desta pesquisa está definido no plano das mudanças cognitivas e emocionais, no processo de aquisição de conhecimento patrocinado pelas novas tecnologias e em como estas mudanças transformam os antigos paradigmas da Ciência da Informação." - Esta afirmação centraliza a importância das novas tecnologias, como a Web, na transformação dos paradigmas da Ciência da Informação.•"Constituído de nós, ligados por referências diversas, o hipertexto remete à própria estrutura organizadora do conhecimento no córtex cerebral. Desta forma, sua estrutura dá conta da imensa oferta de informação disponibilizada contemporaneamente, da articulação de seus múltiplos aspectos nos diversos contextos de vivências e de trocas necessárias:" - A analogia entre a estrutura do hipertexto e a organização do conhecimento no cérebro ressalta a relevância do hipertexto, fundamental na Web, para a Ciência da Informação.•"A hipótese que a análise de uma nova, muito mais fluida, articulação imagética nas mídias subentende, é que a Web, mais especificamente a Web 2.0, ou Web social -como subsistema da nova tecnologia informática- propõe novíssimas configurações nas tecnologias do conhecimento e as distribui de maneira massiva." - Esta passagem destaca o papel da Web 2.0 na reconfiguração das tecnologias do conhecimento e sua ampla distribuição, um aspecto crucial para a Ciência da Informação.•"Se uma parte essencial da Web2.0 é tirar partido da inteligência coletiva, transformando a Web em uma espécie de cérebro global, a blogosfera equivale a um constante bate-papo mental que tem lugar na parte frontal do cérebro, a voz que todos ouvimos em nossas cabeças." - Esta citação sobre a Web 2.0 e a blogosfera ilustra a mudança para a colaboração e a inteligência coletiva na Web, impactando a forma como a informação é criada e utilizada.PDF
JORENTE, Maria José Vicentini; NAKANO, Natalia; PADUA, Mariana Cantisani. A emergência do Design da Informação na contemporaneidade da Ciência da Informação
JORENTE, Maria José Vicentini; NAKANO, Natalia; PADUA, Mariana Cantisani. A emergência do Design da Informação na contemporaneidade da Ciência da Informação. 2. ed. Marília: Oficina Universitária, 2020. Disponível em: https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/book/190.
Resumo: Este livro explora a emergência do Design da Informação (DI) e sua relação com a Ciência da Informação (CI), especialmente no contexto da Web 2.0. Ele discute como o DI, com seus princípios e metodologias, pode auxiliar na organização do conhecimento, estruturação da informação e na orientação da busca e recuperação da informação em sistemas de informação, incluindo a Web. A obra também aborda a interdisciplinaridade do DI, envolvendo áreas como CI, Ciência da Computação, Design e Ciência Cognitiva.Citações Relevantes:•"Ao concluir sobre a Web 2.0, apresenta o desenvolvimento de modelos de neurociência criativa, paradigmas para a concepção de artefatos tecnológicos; e abordagens relacionadas à educação para o estímulo do pensamento criativo e o desenvolvimento de modelos de Design da Informação (DI) voltados a aplicações específicas" - Esta citação conecta a Web 2.0 com o desenvolvimento de modelos de DI para aplicações específicas, mostrando a evolução da área em resposta às novas tecnologias.•"Porém, necessitaram ampliar sua atuação em ambientes digitais na Web 2.0 para oferecerem, a distância, acesso à informação." - Este trecho destaca a necessidade de instituições tradicionais de informação, como arquivos, bibliotecas e museus, adaptarem-se ao ambiente da Web 2.0 para continuar oferecendo acesso à informação, um desafio central para a Ciência da Informação.•"Podemos afirmar que o foco da CI se deslocou da informação propriamente dita para os sujeitos da informação e seus contextos; porém, sem perder de vista as problemáticas relacionadas ao processo e ao acesso à informação." - Essa mudança de foco na CI, reconhecendo a importância dos usuários e do contexto na Web, influencia a forma como a informação é organizada e disponibilizada.•"Apresentamos o Design da Informação interdisciplinar à Ciência da Informação com princípios e metodologias que emergem das relações de complexidade entre as duas áreas para dar conta das demandas criadas e convergidas pela Internet ubíqua e consequente exponencialidade do volume informacional." - Esta afirmação resume a relevância do DI para a CI no contexto da Web, destacando a necessidade de novas abordagens para lidar com o grande volume de informação online.PDF
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1974. tá no play Resumo: McLuhan discute o impacto das mídias na sociedade, contrastando a era mecânica com a elétrica. Ele analisa como o jornal, organizado pela data, cria um senso de comunidade. A obra também explora a influência da imagem icônica nos anúncios em detrimento das revistas ilustradas e a diferença entre a diagramação de um jornal literário e um telegráfico, este último caracterizado por um "mosaico de recortes desconexos num campo unificado por uma data", antecipando a natureza fragmentada da informação online.Citações Relevantes:•"Elimine-se a data, e o jornal de um dia se torna igual ao do dia seguinte." - Embora se refira ao jornal, essa ideia de organização temporal da informação é fundamental para entender a natureza efêmera e constante atualização do conteúdo na Web.•"Nummosaicodeitenssimultâneospodehaverde tudo — menos o ponto de vista." - Esta descrição do jornal telegráfico como um mosaico de informações desconectadas, unificadas apenas pela data, pode ser relacionada à natureza descentralizada e multifacetada da informação na Web.•"Aeletricidadeofereceummeiodesemanteremcontatocom todas as facetas de um ser, imediatamente, como o próprio cérebro. Apenas incidentalmenteaeletricidadeévisualeauditiva;basicamente,elaétátil." - A visão da eletricidade como um meio de conexão imediata e multifacetada antecipa a interconectividade e a natureza multissensorial da experiência na Web.PDFEPUB
RIBEIRO, F. A FORMAÇÃO SUPERIOR EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO FACE AOS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
RIBEIRO, F. A FORMAÇÃO SUPERIOR EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO FACE AOS DESAFIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, [S. l.], p. 53–65, 2024. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/14006. Acesso em: 14 mar. 2025. Resumo: Este texto aborda a evolução da Ciência da Informação do ponto de vista epistemológico e da formação profissional. Ele destaca a necessidade de uma perspectiva unitária e integradora das disciplinas da área (Arquivística, Biblioteconomia, Documentação e Museologia), e a importância de considerar a informação como um fenômeno humano e social dinâmico, priorizando o acesso à informação. A obra também menciona a elaboração de um Referencial de Competências dos profissionais europeus de informação e documentação no início do século XXI e a preocupação com a formação na área de Ciência da Informação em contexto de ensino superior.Citações Relevantes:•"Por outro lado, procura fazer a síntese com a área dos Sistemas (Tecnológicos) de Informação e, desse modo," - Esta citação indica uma das primeiras perspectivas de integração da Web (entendida aqui como sistemas tecnológicos de informação) com a Ciência da Informação.•"valorizar a informação enquanto fenómeno humano e social; considerar o dinamismo informacional, em oposição ao “imobilismo” documental; dar prioridade ao acesso à informação, como fator que justifica a custódia e a preservação;" - Estes pontos ressaltam a mudança de foco da Ciência da Informação para o dinamismo e o acesso à informação, aspectos centrais na Web.•"viragem do séc. XX para o XXI, o ECIA sentiu necessidade de elaborar um Referencial das competências dos profissionais europeus de informação e documentação, que foi traduzido para português e editado pela INCITE – Associação Portuguesa para a Gestão da" - A necessidade de definir competências para os profissionais da informação no contexto da virada para o século XXI reflete o impacto da Web e das tecnologias digitais na profissão.•"Entendemos que as respostas que o algoritmo produziria se baseariam na informação que já está disponível na Internet e que, de alguma forma, traduziriam o pensamento que vem sendo divulgado sobre esta problemática, mostrando precisamente que é um assunto que começa a preocupar aqueles que têm a seu cargo a formação na área de CI, nomeadamente em contexto de ensino superior." - Esta passagem demonstra a crescente preocupação com a formação em Ciência da Informação em relação ao ambiente da Internet e das tecnologias digitais.PDF
SILVA, Luiz Rogério Lopes. Ontohate: uma ontologia do discurso de ódio em plataformas digitais no brasil
SILVA, Luiz Rogério Lopes. Ontohate: uma ontologia do discurso de ódio em plataformas digitais no brasil. 2022. 235 f. Tese (Doutorado) - Curso de Gestão da Informação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/1884/76548.
Resumo: Esta tese tem como objetivo elaborar um modelo conceitual baseado em ontologias sobre o domínio do "discurso de ódio online" no contexto brasileiro, nas plataformas digitais Facebook, Twitter e YouTube. A pesquisa explora a Representação da Informação e do Conhecimento para aproximar o discurso de ódio online de sua abstração. A metodologia utilizada é a Ontoforinfoscience, e a tese busca contribuir teoricamente para a compreensão do discurso de ódio online e oferecer instrumentos ligados à Gestão da Informação.Citações Relevantes:•"Espera-se que a leitura deste documento traga compreensão do fenômeno e dos desafios que cercam a moderação de conteúdo de ódio online." - Este objetivo reflete a importância da organização e representação da informação na Web para lidar com desafios sociais como o discurso de ódio.•"Com a Web Semântica (BERNERS-LEE; HENDLER; LASSILA, 2001), um dos instrumentos de representação da informação e do conhecimento são as ontologias. A camada ontológica proposta pela WS contextualiza a informação dentro de um determinado cenário por meio de conceitos, relações e axiomas (GONZÁLEZ, 2011), proporcionando uma interpretação do significado da informação pelos computadores." - Esta passagem explicita o papel fundamental da Web Semântica e das ontologias na representação e organização da informação na Web, um tópico central para a Ciência da Informação.•"O objetivo geral desta tese é elaborar um modelo conceitual baseado em ontologias sobre o domínio “discurso de ódio online” no contexto brasileiro, em língua portuguesa, nas Plataformas Digitais Facebook, Twitter e Youtube." - Este objetivo demonstra a aplicação de conceitos da Ciência da Informação, como ontologias, para compreender e organizar informações específicas no ambiente da Web social.•"Esta tese tenta comprovar a hipótese de que uma ontologia de domínio do discurso de ódio online facilita a compreensão do fenômeno e reduz os problemas de ambiguidade e a interoperabilidade nos processos e sistemas de moderação de conteúdo abusivo." - A criação de ontologias para melhorar a compreensão e a interoperabilidade na Web é uma contribuição direta da Ciência da Informação.PDF
TURNER, Mark. The Artful Mind: cognitive science and the riddle of human creativity
TURNER, Mark. The Artful Mind: cognitive science and the riddle of human creativity. Oxford: Oxford University Press, 2006. Sob a perspectiva de "WEB: trajetória e perspectivas para a Ciência da Informação", a fonte "4848.pdf" detalha o **DCC Curation Lifecycle Model como uma ferramenta fundamental para a curadoria e gestão do ciclo de vida de materiais digitais**, um aspecto central para a Ciência da Informação na era da Web. Este modelo foi desenvolvido pelo Digital Curation Centre (DCC) em resposta à **crescente quantidade de informação digital** e à necessidade de abordagens de ciclo de vida para garantir a **preservação, acesso e reúso** desses materiais. O modelo oferece uma **visão geral de alto nível das etapas necessárias para uma curadoria bem-sucedida**, desde a conceptualização até a disposição ou seleção para reúso a longo prazo. Sua natureza genérica permite a **adaptação a diferentes domínios** e a aplicação em níveis variados de detalhe, fornecendo um **framework essencial para organizar e gerenciar recursos digitais**, identificar riscos e planejar estratégias de gestão dentro da Ciência da Informação. O DCC Curation Lifecycle Model identifica diversas ações de curadoria aplicáveis ao longo do ciclo de vida digital: * **Ações de Ciclo de Vida Completo:** Incluem a atribuição de **metadados** (administrativos, descritivos, técnicos, estruturais e de preservação), o **planejamento da preservação**, a **vigilância e participação na comunidade**, e a **curadoria e preservação contínuas**. * "Ações de Ciclo de Vida Completo: Descrição e Informação de Representação; Planejamento da Preservação; Vigilância e Participação da Comunidade; Curar e Preservar."* **Ações Sequenciais:** Abrangem a **conceptualização**, a **criação e recebimento de dados com metadados**, a **avaliação e seleção para preservação a longo prazo**, a **ingestão** em um repositório, a **ação de preservação** (garantindo autenticidade, confiabilidade, integridade e usabilidade), o **armazenamento seguro**, e o **acesso, uso e reúso dos dados**. * "Ações Sequenciais: Conceptualizar; Criar e Receber; Avaliar e Selecionar; Ingerir; Ação de Preservação; Armazenar; Acessar, Usar e Reutilizar."* **Ações Ocasionais:** Incluem a **disposição de dados não selecionados**, a **reavaliação de dados** que falham em procedimentos de validação e a **migração de dados** para diferentes formatos. * "Ações Ocasionais: Dispor; Reavaliar; Migrar." A relevância deste modelo para a Ciência da Informação reside na sua capacidade de oferecer uma **estrutura organizada para entender e gerenciar o ciclo de vida da informação digital**, um aspecto crucial na trajetória e nas perspectivas da área, especialmente no contexto da vasta informação disponível na Web. O modelo auxilia na **definição de papéis e responsabilidades**, na construção de **frameworks de padrões e tecnologias**, e na garantia de que **processos e políticas sejam adequadamente documentados**. Em um cenário informacional digital em constante expansão, a aplicação de modelos como o DCC Curation Lifecycle Model é **essencial para garantir a persistência, acessibilidade e usabilidade da informação digital a longo prazo**, alinhando-se diretamente com os objetivos da Ciência da Informação na gestão do crescente universo de dados da Web e além. A necessidade de uma abordagem de ciclo de vida é enfatizada pela própria natureza dinâmica e suscetível a mudanças tecnológicas do material digital. Em suma, o DCC Curation Lifecycle Model, sob a perspectiva da "WEB: trajetória e perspectivas para a Ciência da Informação", é uma **ferramenta vital** que oferece um **modelo abrangente e adaptável para a curadoria digital**, crucial para enfrentar os desafios da gestão e preservação da crescente informação digital no contexto da Web e em outros ambientes digitais.PDF