Metadados• são dados sobre outros dados;• são dados que descrevem dados;• descrição concisa a respeito dos dados;• representação dos dados.• informação anexa aos dados que nos ajudam a interpretá-los.• ==> os dados podem ser documentos, coleção de documentos, imagens, vídeos, áudios, gráficos, tabelas, entre tantos outros.
Camadas de Informação• Conhecimento legível: imagens digitalizadas de objetos, lugares, inscrições, páginas impressas, informações geográficas e outras representações digitais de objetos e espaços. Nesta camada, acede-se diretamente ao objeto digitalizado.• Conhecimento acionável: registros de catálogo, artigos de enciclopédia, verbetes e outras fontes de informação estruturadas.• Conhecimento gerado: novos conhecimentos gerados através da análise de sistemas de informação automatizados. O motor de busca permite, por exemplo, ver uma entrada de dicionário ou encontrar traduções pré-existentes para uma citação.
Metadados Administrativos• são usados para gerenciar um recurso.• as datas de criação ou aquisição,• as permissões, direitos ou proveniência de acesso• Exemplo: Número de registro do documento para controle do direito do autor é um metadado porque representa todas as informações sobre os documentos.
The International Standard Recording Code (ISRC)• ISO 3901:2001 - versão atual 2009• International Federation of Phonographic Industries (IFPI)• Sistema internacional para identificação individual de gravações sonoras e vídeos musicais.• Identifica gravações sonoras e gravações de vídeos musicais e não produtos físicos.• Cada gravação tem seu próprio ISRC.• Desenvolvido para facilitar a troca de informações sobre a propriedade, o uso das gravações e os direitos sobre elas.• É um identificador mundial.• É utilizado como sistema para gerenciamento de copyright
• Exemplo:• ISRCFR-Z03–98-00212■ FR = Código do país => França■ Z03 = Código de quem registra => Mercury France■ 98 = Ano de referência => 1998■ 00212 = código designado (ordem numérica)
International Standard Audiovisual Number (ISAN) • ISO 15706 (2002)• Sistema de numeração para identificar as obras audiovisuais: filmes, curtas, documentários, programas de televisão, eventos esportivos, propaganda, musicais, videoclips,videogames.• É um número legível pelo homem e pela máquina permitindo ao usuário identificar de maneira única as obras audiovisuais e suas diferentes versões.• Visa ajudar aos produtores, distribuidores, artistas e titulares dos direitos a acompanhar a utilização de suas obras e a contribuindo com a sua distribuição, promoção e proteção.
• Identifica o conteúdo de obras audiovisuais (original, versão ou episódio)• É o número de referência exclusivo de uma obra audiovisual e deve ser incluso como um elemento de dados em qualquer sistema utilizado para administrar e processar informações sobre obras audiovisuais.• Deve ser colocado nas capas de DVD ou, até mesmo, na mídia gravada.• No DVD é embutido nas cópias máster (metadado) e será transferido para quaisquer cópias subsequentes feitas a partir desta cópia.• Banco de dados único no mundo.• Uma vez atribuído não pode ser alterado.• Quem pode solicitar: produtores, distribuidores, diretores, atores, autores.
Estrutura do ISAN• Código de barras gerado automaticamente• ISAN 1881-66C7-3489 - 0001 – Q – 9F3A-0245 - U• RAIZ – Identifica o Audiovisual. Trata-se da Obra Original (Esta parte do código será sempre a mesma, casoExista uma versão ou episódios).• EPISÓDIO – Identifica os Episódios. Caso não tenha episódios, será sempre 0000.• VERSÃO – Identifica uma versão de um audiovisual. Uma versão é caracterizada por: alteração de idioma, formato de imagem ou áudio, tempo de duração, edição do audiovisual, por exemplo, para fins comerciais, como um trailer.• DV – Dígito verificador.• * Combinação aleatória de letras (A-Z)
International Standard Work Code (ISWC)• Confederation internationale des sociétés d'auteurs et compositeurs (CISAC) congrega 210 sociedades de autores em 109 países.• ISO 15707 (2001)■ Para identificar qualquer composição musical, de canções a sinfonias e a jingles publicitários, tornando mais eficiente a administração dos direitos autorais mundialmente.■ Busca fornecer meios eficientes para identificar trabalhos musicais e bases de dados computacionais e para trocar informação entre sociedades de direitos autorais, editores, gravadoras, etc.■ Base de dados http://iswcnet.cisac.org/iswcnet■ No Brasil ECAD, ABRAMUS, AMAR, SBACEM, SICAM, SOCINPRO, UBC
• ISO 10957 (1993)■ Identificar publicações de música impressa (partituras).■ Registro de autoria■ No Brasil Biblioteca Nacional■ http://www.ismn-international.org/manual_intro.html
Metadados descritivos• ==> incluem informações como pontos de contato• o autor de um documento;• o número de classificação de um livro;• as etiquetas (tags) com palavras-chave que aparecem ao lado de um artigo de blog ou site; • a data e a hora estampada nas fotos;• a localização geográfica do check-in do Facebook;• o número USP de cada um
• Representação descritiva■ Descrição bibliográfica ■ Catalogação• Representação temática■ Classificação■ Indexação por assuntos• Problema nos Documentos Audiovisuais:■ Dificuldades pela justaposição das informações que contém.
Descrição bibliográfica• Representar os documentos a partir de seus elementos externos essenciais: título, autor, edição, lugar e data de publicação, características físicas, etc.• É uma operação mecânica de transcrição.• É fruto de um processo de normalização, consistente em organizar e estruturar os dados presentes no documento em uma sequência rigorosa.• Determinar a forma de apresentação dos pontos de acesso ou entradas de maneira que possamos localizar os documentos de maneira ágil e rápida.• Conjunto de dados bibliográficos que descrevem e identificam os documentos.• Função: mediação entre o documento e a necessidade de informação do usuário.
Princípios básicos• Uniformidade: devem constar sempre os mesmos elementos informativos e na mesma ordem.• Unificação: recorrer sempre as mesmas fontes de informação dos documentos para extrair os elementos informativos que são necessários para descrevê-los bibliograficamente.• Independência: cada registro bibliográfico deve identificar de modo autônomo um documento de outro, como se fosse um RG.
Princípios gerais Diretrizes IFLA• Audiovisual patrimônio cultural a ser preservado■ Variedade de documentos deve refletir-se nos serviços prestados pelas bibliotecas e centros deDocumentação.• Bibliotecário disponibilizar a informação nos formatos mais adequados às diferentes necessidades e tipos de usuários.
Definições IFLA• Audiovisual = relativo a imagem e/ou som• Materiais audiovisuais = quaisquer objetos veiculando registros de som e/ou imagens fixas ou emMovimento.• Multimedia = objetos contendo duas ou mais expressões audiovisuais: som e imagem, texto e gráficosAnimados.• Multimedia interativo: objetos multimedia cuja sequência e/ou forma de apresentação é controlada peloUsuário.• Suportes: conteúdos de som, imagens fixas ou em movimento, e multimedia, em formatos analógicos ou digitais.
Elementos da descrição bibliográfica• Edição• Publicação, Distribuição• Descrição física (formatos) • Séries• Notas• Número localização
Exemplo• Footnotes to jazz [sound recording] / edited and with notes by Frederic Ramsey Jr. - New York: Folkways Records, 1951. – sound discs: 33 1/3 rpm., mono: 25 cm. – (Jazz history series). – Folkways FP 30
Exemplo• Autor: Cardin, Pierre• Título: Vestido 3/4• Descrição: Vestido reto com manga longa,Saia abaixo dos joelhos• Data: s.d.• Assunto: vestido reto; manga longa;Longuette• Localização:Http://www.pierrecardin.com/createur.html• Referência: CARDIN, P. Vestido 3⁄4. S.d.Disponível em: http://www.pierrecardin.com/createur.html. Acessado em 14/09/2020.
Normas• ISBD (NBM) deu origem a outras normas específicas:• IFLA. International Standard Bibliographic Description for Computer Files - ISBD (CF):• IFLA. International Standard Bibliographic Description for Cartographic Materials -ISBD (CM)• IFLA. International Standard Bibliographic Description for Eletronic Resources - ISBD (ER) (1997) • IFLA. International Standard Bibliographic Description for Printed Music - ISBD (PM)
Catalogação• OnLine Audiovisual Catalogers (OLAC) - 1980■ Possibilita meios para a troca de informações, educação continuada e comunicação entreCatalogadores de materiais audiovisuais com a Library of Congress.■ Trabalha em direção a um entendimento comum das normas para catalogação do material audiovisual (AACR, ISBD, MARC e Dublin Core)■ http://www.olacinc.org/online-resources-av-catalogers
Anglo American Cataloguing Rules (AACR 2)• Regras para descrever e elaborar pontos de acesso para todos os tipos de materiais existentes nas bibliotecas.■ Parte 1: descreve o item catalogado■ Parte 2: determina os pontos de acesso sob os quais a informação descritiva será apresentada. Http://www.aacr2.org/access.html
Machine-Readable Cataloguing (MARC 21)• Library of Congress (LC) - década de 60.■ Para catalogação de registros bibliográficos em sistemas informatizados.■ Permite o intercâmbio e compartilhamento de registros em âmbito internacional.■ Os dados dos registros bibliográficos no formato MARC são organizados em campos, cada um identificado por uma etiqueta de 3 caracteres numéricos.• Existem campos de gerenciamento do registro e campos específicos referentes às áreas da informação bibliográfica.■ Exemplo: o campo 100 é usado para a entrada principal de nome pessoal do registro (autoria).• Cada campo é dividido em subcampos, identificados pelo símbolo “$”, seguido de uma letra minúscula ou um caractere numérico. Cada subcampo é usado para registro de uma parte da informação da área à qual o campo se refere.■ Exemplo: o campo 245 se refere aos dados do título; o subcampo $a é do título propriamente dito; o subcampo $b é do subtítulo ou outras informações sobre o título; o $c é da indicação de responsabilidade.
Regras de Catalogação da IASA (1999)• Manual para descrição de registros sonoros e meios audiovisuais relacionados■ 0: Preliminary notes■ 1: Title and statement of responsibility■ 2: Edition, issue, etc.■ 3: Publication, production, distribution, broadcast, etc., and date(s) of creation■ 4: Copyright■ 5: Physical description■ 6: Series■ 7: Notes■ 8: Numbers and terms of availability■ 9: Analytic and multilevel■ 10: Item/copy information■ Appendix A. Fonds and collection level cataloguing■ Appendix B. Examples■ Appendix C. Terms for describing the physical condition of sound recordings■ Appendix D. Glossary■ Appendix E. BibliographyIASA- International Association Audiovisual and Sound Archives >> https://www.iasa-web.org/cataloguing-rules
FIAFManual para catalogação de imagens em movimento (Fédération internationale des archives cinématographiques - FIAF)• Fornece uma estrutura de metadados (campos ou elementos) e regras sobre como inserir os valores contidos nos campos.• Reflete as práticas de catalogação atuais e recomendadas nos arquivos cinematográficos internacionais• Combina metodologia de arquivo com a catalogação tradicional das bibliotecas• Objetivo: interoperabilidade com os padrões de catalogação e metadados relacionados (AACR2; RDA; FRBR; CEN).
CDWACategories for the Description of Works of Art (CDWA)• Conjunto de diretrizes para as melhores práticas na catalogação e descrição de obras de arte, arquitetura, outras culturas materiais, grupos e coleções de obras e imagens relacionadas, organizadas em uma estrutura conceitual que pode ser usado para projetar bancos de dados e acessar informações.• Inclui cerca de 540 categorias e subcategorias de informações. Um pequeno subconjunto de categorias é considerado essencial porque representa a informação mínima necessária para identificar e descrever um trabalho.Http://www.getty.edu/research/publications/electronic_publications/cdwa/categories.html#core
CDWACategorias principais• Objeto / Tipo de Trabalho• Termo de Classificação• Título ou nome• Descrição das Medidas• Materiais e Técnicas• Autor (Nome, Fonte, biografia, Data de nascimento, Data de óbito, Nacionalidade / Cultura / Raça eVida profissional)• Identidade do Criador• Função de Criador• Data de criação: Data mais antiga/Última data• Assunto• Localização / localização geográfica• http://www.getty.edu/research/publications/electronic_publications/cdwa/categories.html
CCOCatalogação de Objetos Culturais (CCO)• Nome da Obra• Autor• Características físicas• Dimensões, Materiais e Técnicas• Estilo• Cronologia• Localização (atual /criação)• Assunto• Classe• Descrição• Autoridade: nomes pessoais; corporativos, Local,
CDWA e CCO• Destinados a um público diversificado: museus, arquivos, bibliotecas, coleções de recursos visuais, acadêmicos, outros que registram e catalogam informação patrimonial (obras ou imagens das obras).• Cataloga uma vez e exporta em vários formatos e para vários padrões.• Permite o compartilhamento de dados
Exemplo• Título: Íris• Artista/Criador: Vincent van Gogh (holandês, 1853- 1890)• Cultura: holandês• Lugar: Saint-Rémy, França (local criado)• Data: 1889• Material: Óleo sobre tela• Número do objeto: 90.PA.20• Dimensões: 74,3 × 94,3 cm (29 1/4 × 37 1/8 pol.)• Assinatura(s):Inferior direito: "Vincent" (sublinhado)• Departamento: Pinturas• Classificação: Pinturas• Tipo de objeto: Pintura• Localização atual: J. Paul Getty Museum
Metadados Estruturais• Explicam como um recurso é composto ou organizado.• Os detalhes dos dados do capítulo, do índice ou do layout da página de um livro digitalizado• Exemplo: o esquema METS é um padrão para codificar metadados usando a linguagem de esquema XML do World Wide Web Consortium.
VRA Core- VRA Core é um padrão de dados para a descrição de obras de cultura visual (objetos e eventos: pinturas, desenhos, escultura, arquitetura, fotografias, livro, arte decorativa e performática), bem como as imagens que as documentam.- É um padrão de metadados reconhecido internacionalmente que é usado tanto como um formato autônomo, quanto como um esquema de extensão aprovado para objetos que contêm recursos de herança cultural.- Criado em 1996 a versão atual 4.0, lançada em 2007, é expressa como um esquema XML para oferecer suporte à interoperabilidade e à troca de registros do VRA Core.- Padrão de dados é amplamente usado em todo o mundo por escolas de arte e arquitetura, bibliotecas,museus, arquivos e organizações que precisam gerenciar informações e fornecer acesso a obras de patrimônio cultural e suas imagens- VRA Core Schemas and Documentation: VRA CORE - a data standard for the description of works of visual culture: Official Web Site (Library of Congress) (loc.gov)
VIAFVirtual International Authority File
Serviço que fornece para as bibliotecas e seus usuários de bibliotecas acesso conveniente aos principais arquivos de autoridade de nomes do mundo.Os colaboradores do VIAF fornecem regularmente dados de autoridade que o VIAF combina, links e grupos.Todas as descrições de uma determinada entidade são mescladas em um cluster que reúne os diferentes nomes dessa entidade.Este serviço permite que os pesquisadores identifiquem nomes, locais, obras e expressões, preservando as preferências regionais de idioma, ortografia e escrita.
Boas práticas para a descrição/catalogação• Estabeleça o foco lógico de cada registro:■ é um item (uma fotografia, um filme, um vídeo)■ é um conjunto de itens (coleção de fotografias; episódios de uma séries; série de discos)• Usar os elementos principais para cada tipo de material• Terminologia (usar vocabulário controlado)• Seja consistente em todos os aspectos da inserção de dados e no estabelecimento de relações entre entidades• Assegure que os relacionamentos sejam mapeados• Não coloque dois valores em um campo devido a limitações do sistema. Seu sistema irá mudar no futuro; seus dados devem sobreviver à migração.
MetadadosEntão,• os metadados podem descrever a estrutura do conjunto de um dado principal, oferecer informaçãoE descrição, ou ainda constituir informações adicionais;• são especialmente úteis quando se trata de classificar a informação contida para sua posteriorRecuperação;• sua finalidade principal é documentar e organizar de forma estruturada os dados das organizações, com o objetivo de minimizar duplicação de esforços e facilitar a manutenção dos dados.• a informação estruturada com metadados normalizados é possível criar algoritmos para realizar outras “leituras” sobre os textos e criar novo